Mitos e verdades sobre flacidez abdominal

Postado dia:

Viih Tube está sendo elogiada nas redes sociais por mostrar a realidade da maternidade dela. A influenciadora mostrou, sem medo, a flacidez abdominal ocasionada pela gestação.

E ela não é a única que tomou a atitude de mostrar às seguidoras que todo mundo passa por dificuldades após a gestação. MC Loma e Isa Scherer são outras famosas que exibiram a realidade delas após terem bebês.

“A gestação é uma das principais causas de flacidez abdominal na mulher, porém existem outras condições que podem levar à flacidez do abdome como por exemplo: perdas de peso importantes após a reeducação alimentar, grandes emagrecimentos após uma cirurgia bariátrica e finalmente a flacidez decorrente do processo natural de envelhecimento”, explica o cirurgião plástico Dr. Regis Milani, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirugia Plástica.

Independente de qual for a causa do abdômen estar flácido, não dá pra conviver com a falta de autoestima decorrente do volume aumentado da barriguinha.

O cirurgião explica alguns mitos e verdades sobre o problema.

*A alimentação influência na flacidez da região abdominal?*

Verdade. Uma dieta rica em industrializados, açúcares e álcool colabora para o acúmulo de gordura na região abdominal, fazendo com que a pele e a parede muscular do abdômen se distendam.

*Para corrigir o problema a lipoaspiração é a cirurgia indicada?*

Mito. Na verdade, a lipoaspiração pode levar até à um aumento da flacidez da pele do abdômen. Na maioria dos casos a cirurgia indicada para tratar flacidez na região abdominal é a abdominoplastia.

Essa cirurgia promoverá não só a eliminação da pele excedente, mas também irá tratar o afastamento dos músculos da parede abdominal.

*Exercícios físicos podem eliminar a flacidez sem a necessidade da cirurgia?*

Mito. A prática regular de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são a forma ideal de evitar que a barriga fique flácida. Mas, uma vez que a pele abdominal já se tornou muito flácida, somente a abdominoplastia irá resolver o problema de forma definitiva.

*A flacidez abdominal pode voltar?*

Verdade. É importante salientar que tratamentos estéticos e até mesmo os cirúrgicos não impedem que a flacidez na barriga volte a ocorrer. Logo, o tratamento deve ser combinado com exercícios físicos e alimentação correta. Caminhadas regulares ajudam a evitar o acúmulo de gordura na circunferência abdominal e colaboram para impedir a recidiva do problema.

*A cicatriz da abdominoplastia é grande?*

Depende! A cicatriz da abdominoplastia fica localizada na região inferior do abdome, como a da cesareana. O tamanho da cicatriz irá depender do grau de flacidez do abdômen: quanto mais pele flácida ele tiver maior será a extensão do corte. Podendo variar desde uma cicatriz pouco maior que uma cesárea até uma cicatriz que vai de um lado ao outro da pelve. De qualquer maneira, ela é facilmente encoberta por roupas íntimas e trajes de banho de praia.

*A barriga flácida é inevitável após a gestação?*

Mito. Os médicos recomendam que para evitar a flacidez do abdômen a mulher engorde entre 9 a 12 quilos durante o período gestacional.

¥Oscilação de peso pode ocasionar flacidez na barriga?*

Verdade. Grandes ganhos de peso levam à um aumento do volume abdominal e consequentemente à uma distensão da pele e dos músculos abdominais que não serão mais capazes de retrair completamente durante um eventual processo de emagrecimento.

*Fazer abdominais pode eliminar o problema?*

Mito. A atividade física, incluindo as abdominais, podem levar à uma perda de gordura e ao aumento do tônus da musculatura abdominal, mas jamais serão capazes de eliminar a pele flácida. Infelizmente a pele excedente não é eliminada com exercícios abdominais, como muitas mulheres pensam.

A gordura pode ser eliminada por meio dos exercícios aeróbicos, como correr, pedalar e caminhadas mais longas. O tônus da parede muscular do abdômen pode ser recuperado através de exercícios abdominais. Já para retirar a flacidez moderada ou grave da pele, será necessário recorrer a uma cirurgia plástica.

*Os cremes podem evitar a flacidez?*

Verdade. Os cremes para flacidez de pele funcionam bem quando usados como forma de prevenção, ou seja, quando a flacidez ainda não está presente, ou se encontra em pequeno grau. Por isso, o melhor é usar cremes para evitar que a barriga fique flácida, mas não como forma de tratamento.

*Quem está com a barriga flácida pode voltar a ter um abdômen definido?*

Verdade ! Será necessário para isso que sejam tratadas as 3 camadas da parede abdominal de forma adequada:

A camada muscular, através de exercícios físicos para hipertrofia e do tratamento cirúrgico da diástase (afastamento) dos músculos abdominais caso presente.

A camada gordurosa através do emagrecimento com uma dieta equilibrada e exercícios aeróbicos e eventualmente através de uma lipoaspiração de alta definição.

E finalmente a camada cutânea através de tratamentos estéticos (como os bioestimuladores de colágeno) para graus muito leves de flacidez ou através dos diferentes tipos de abdominoplastia para os casos moderados e graves de flacidez de pele.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Influencer e cantora Dillyene recebe a faixa Miss Bela RJ 2024   

Ela também fala sobre relação com os fãs Dillyene foi...

Instituto Luisa Mell realiza adoção de 50 animais, entre ele dois Pugs abandonados após morte da tutora

É possível conhecer os cachorros no site da organização...

Pedro Ramalho representa o Rio de Janeiro no Mister Brasil Beauty Worldwide neste fim de semana

Evento, que acontece em Curitiba (PR), agita redes sociais...

“Café Com Vanessa”: o sucesso do jornalismo na Rede TV! Tocantins com a apresentadora Vanessa Martinazzo

Nos lares tocantinenses, um programa de televisão se destaca...