Nascido e criado no Rio de Janeiro, o Taxista e Guia Turístico, Gustavo Roberto antes de se tornar quem é hoje, trabalhou com vendas e depois auto-center, onde conseguiu se qualificar em mecânica de automóveis.
Em 2013, teve a oportunidade de começar a trabalhar como taxista, onde se apaixonou pela profissão logo de cara, mas apesar de atualmente ter uma facilidade com o trabalho, nem sempre foi assim. “Foi um início complexo como qualquer outra profissão, ainda mais que na época a internet e tecnologia dos aplicativos não eram tão acessíveis como presentemente, mas graças a Deus tive o privilégio de conhecer pessoas que me auxiliaram, inclusive, passageiros”, relembra.
Aos poucos, foi se aperfeiçoando e utilizando aplicativos alternativos de passageiros. No ano de 2019, recebeu uma proposta de um cliente: assumir a empresa dele. Era um mini mercado e no momento, Gustavo achou super viável e interessante, entretanto, não foi como o esperado. Em pouco tempo vieram os contratempos como o falecimento desse cliente e então amigo, seguida de uma desastrosa pandemia, entre outros problemas pessoais.
Gustavo permaneceu com a loja aberta por dois anos, tendo que a fechar por falta de recursos. “Eu não desisti, eu precisava recomeçar e me reinventar em alguma coisa, foi quando voltei para a área da mecânica de automóveis”, conta.
Entretanto, Gustavo Roberto relata que não estava feliz no ramo, e logo depois retornou para o táxi, onde ele realmente gostava de trabalhar. Se aperfeiçoando, foi buscando mais conhecimento dos pontos turísticos do Rio, tendo o privilégio de conhecer pessoas que trabalham com turismo no estado. Eles acabaram o incentivando a buscar um curso de formação de Novos Guias.
No início do ano, conseguiu obter a sua formação como Guia Regional do Estado do Rio de Janeiro credenciado pelo Cadastur. “Agora trabalho não apenas como taxista, mas também como guia, oferecendo um momento memorável aos meus passageiros”, finaliza.