Férias Lúdicas: Papermall oferece oficinas gratuitas em julho e ensina brincadeiras para entreter os pequenos

Postado dia:

Atividades DIY (do youself), para crianças de 4 a 12 anos, foi desenvolvida pela especialista Ana Oliveira, à frente da papelaria infantil no Rio de Janeiro

Com a chegada das férias de julho, o que não faltam são programações infantis para entreter a criançada durante o recesso. Pensando nisso, a papelaria PaperMall, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, vai realizar a Oficina “Mão na Massa”, em parceria com o Shopping da Gávea e o evento vai acontecer em dois sábados do mês de julho. “As atividades têm o objetivo de explorar e estimular a criatividade, além de desenvolver as habilidades manuais das crianças através de materiais diversos. Separamos papéis diferenciados, canetas, colagens, recortes e tecidos para as crianças se aventurarem na própria criatividade.’, explica Ana Oliveira da PaperMall.

Nos dias 22 e 29, de 13h às 17h, a arte educadora, Renata Freire e a gestora da PaperMall, Ana Oliveira, vão realizar atividades como pintura facial e oficina de bolas de encher. Além disso, serão realizados sorteios de brindes especiais para os participantes. “Durante os dias criativos da Oficina Mão na Massa, vamos transformar a PaperMall em um paraíso das artes para os pequenos. O local será decorado no tema da oficina, com mesas, cadeiras e puffs confortáveis para as crianças. Elas terão a oportunidade de participar de várias atividades interativas e divertidas”, comenta Ana Oliveira.

Ana revela que no dia 22, o tema da oficina será “Festa Junina” e de acordo com a proprietária, as atividades serão propostas por faixa etária, com criação de bandeirinhas temáticas, quadrilha de papel e retrato de caipira. Já no dia 29, o tema será “Meio Ambiente”, com atividades que exploram e estimulam a socialização, aumento da autoestima e valorização da reutilização de materiais recicláveis. As atividades, também, serão propostas por faixa etária, entre elas dobradura, desenhos e fantoches com a utilização de papéis diferenciados, canetas variadas, materiais recicláveis diversos e tecidos. A Oficina Mão na Massa é aberta a todas as crianças com idade entre 4 e 12 anos. As vagas são limitadas e por ordem de chegada.

Brincadeiras

A especialista em recreação e educação infantil Ana Oliveira, ensina, ainda, seis brincadeiras para resgatar o lúdico através de atividades DIY (do yourself). “As atividades permitem que a criança explore a criatividade, desenvolva habilidades manuais, tenha firmeza e destreza para escrita, pintura e recorte e cole. Além disso, proporciona que elas aprendam mais sobre a cultura e tradições, como por exemplo, as Festas Juninas”, comenta Ana Oliveira. Com itens simples encontrados facilmente em qualquer papelaria voltada para o público infantil, como papel colorido, lápis de cor e giz de cera, tesoura sem ponta e cola, crianças de 4 a 12 anos podem produzir suas próprias brincadeiras para as férias de julho. Veja seis opções:

1) Convites de Festa Junina:

Peça para a criança criar convites personalizados para uma festa junina fictícia, ou para a festa junina familiar. Ela pode usar cartão de papel colorido, canetas, lápis de cor e adesivos para criar convites temáticos, incluindo informações como data, horário e local.

2) Bandeirinhas temáticas:

Forneça papel colorido, tesouras e cola. Instrua a criança a cortar tiras de papel e colar em forma de triângulos para criar bandeirinhas. Em seguida, eles podem decorar as bandeirinhas com canetas e lápis de cor, desenhando símbolos juninos, como fogueira, balão, espiga de milho, entre outros.

3) Quermesse de palavras:

Prepare uma lista de palavras relacionadas à festa junina e escreva-as em pedaços de papel separados. Dê esses papéis à criança juntamente com canetas coloridas. Ela deve criar um estande de “quermesse de palavras”, onde deve pescar um papel e escrever uma frase usando a palavra sorteada.

4) Retrato de caipira:

Forneça papel sulfite e lápis de cor. Instrua a criança a desenhar retratos de si mesma ou de seus colegas como caipiras, com roupas típicas e acessórios juninos. Ela pode usar a criatividade para desenhar chapéus de palha, trancinhas, pintinhas no rosto e outras características tradicionais.

5) Barraquinha de comida típica:

Peça para a criança que crie uma barraquinha de comida típica de festa junina. Ela pode desenhar e recortar o formato da barraquinha em papel cartão, utilizando canetas coloridas para decorar. Em seguida, pode criar pequenos cartões com imagens ou nomes de comidas juninas e colar na barraquinha.

6) Quadrilha de papel:

Divida as crianças em grupos e peça para criarem personagens para uma quadrilha junina usando papel. Eles podem criar bonecos e bonecas recortando e decorando papéis coloridos, incluindo roupas e acessórios típicos. Em seguida, os grupos podem encenar uma pequena apresentação da quadrilha utilizando seus personagens de papel.

E para quem prefere facilidade na hora do brincar, a PaperMall também acaba de lançar um e-book com um kit pedagógico e temático de festa junina. Nele, além de ideias e do passo-a-passo de brincadeiras lúdicas e DIY (do yourself), também são disponibilizados todos os itens de papelaria necessários para a produção da atividade.

Serviço:

Data: 22 e 29 de julho

Horário: 13h às 17h

Local: Praça de Eventos

Endereço: R. Marquês de São Vicente, 52 – Loja 163-A – Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22451-050

PaperMall

Recém-lançada no sistema de franchising, a PaperMall, é uma papelaria localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Na sua unidade você encontra todos os produtos de papelaria. Ana Oliveira administra a loja há 12 anos. A PaperMall oferece, ainda, três formatos de franquias, um planejamento e treinamento especializado em marketing digital.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Tília leva seu show ao Réveillon Amoré e encerra 2025 na virada oficial do Rio de Janeiro

Após ano histórico, artista encerra agenda com 100 shows e apresentações em grandes palcos do país Créditos: Lucas Fernandes FOTOS EM ALTA AQUI A cantora, DJ e streamer Tília se apresentou nesta segunda-feira (29) no Réveillon Amoré, um dos eventos de Ano Novo mais requisitados do país. O festival reúne grandes nomes da música nacional, como Luan Santana, Léo Foguete, Matheus & Kauan e Dennis DJ, consolidando-se como um dos principais palcos da virada no Brasil.Agora, a artista se prepara para subir ao palco do Rio Réveillon 2026, na virada oficial da capital carioca — considerada a maior celebração de Ano Novo do mundo. A apresentação acontece no Palco Sesc […]

Anitta e Priscila Senna surpreendem multidão no Recife ao cantarem juntas, pela primeira vez, o feat “Cheio de Vontade”

Encontro histórico aconteceu durante o Virada Recife, na noite do último domingo (28) Crédito: Kaio Cads –  Há encontros que parecem nascer do próprio ritmo do Brasil, que unem força, história e a potência de mulheres que arrastam multidões com sua arte. Foi nesse clima de celebração e diversidade musical que Priscila Senna e Anitta se encontraram no palco do Virada Recife, protagonizando um dos momentos mais marcantes do festival e dando início a uma parceria aguardada pelo público: o feat inédito em “Cheio de Vontade”. O encontro histórico aconteceu durante a segunda noite do Virada Recife, quando Priscila Senna […]

Remix de “Sina de Ofélia”, de DJ EME, explode e bate 6 milhões de views no Instagram e Youtube

Em poucos dias, o remix de EME já soma milhões de visualizações entre Instagram Reels, YouTube e repostagens orgânicas Créditos: Divulgação FOTOS EM ALTA AQUI O que começou como um remix virou um sucesso nas redes sociais. DJ EME está por trás da versão que transformou “Sina de Ofélia”, música feita com inteligência artificial com a voz de Luísa Sonza , em um dos áudios mais virais do Brasil neste momento.Em poucos dias, o remix de EME já soma seis milhões de visualizações entre Instagram Reels, YouTube e repostagens orgânicas, sendo usado em vídeos emocionais, trends de fim de ano e conteúdos que não param de se multiplicar.Só no Instagram, o áudio aparece […]

‘Maluco, Rei e Poeta’, o novo single de Zé Geraldo e Landau, celebra mais de vinte anos de encontro, respeito e muita amizade.

A canção resgata influências de Raul Seixas, Roberto Carlos e Bob Dylan, unindo poesia, memória e reverência aos ícones que marcaram gerações. Tudo se deu em 2002 na cidade de Borda da Mata, na região do sul do Estado de Minas Gerais. Zé Geraldo e equipe estavam com o show marcado e coube ao então prefeito, comunicar ao Zé sobre um garoto de Alfenas – grande admirador do seu trabalho – que estava muito interessado em conhecê-lo e fazer a abertura do show. Zé prontamente disse em alto e bom som: “Bota o garoto aí pra tocar”. Assim que chegaram […]