Doutores da Alegria seleciona novos espetáculos para o segundo semestre

Postado dia:

Edital está aberto até o dia 17 de julho e contemplará manifestações artísticas de diferentes linguagens cênicas

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, cultura e assistência social, Doutores da Alegria está com edital aberto até o dia 17 de julho para seleção de novas companhias e artistas que vão atuar no projeto Plateias Hospitalares – temporada 2023-2024. Reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações, a associação, cuja sede está em São Paulo, é conhecida pelo trabalho diferenciado através de intervenções artísticas com o propósito de levar cultura gratuita aos hospitais, por meio de atores profissionais formados na linguagem do palhaço.

O projeto Plateias Hospitalares foi criado em 2009, por Doutores da Alegria, com o objetivo de promover o acesso à cultura por meio de uma programação voltada a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde em que a arte é coadjuvante. O projeto conta com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

“Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente”, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

Inspirado no projeto americano Hospital Audiences, o Plateias Hospitalares tem parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Desde seu início, já foram realizadas mais de 770 apresentações, envolvendo mais de 400 artistas, para mais de 141 mil pessoas.

Com o edital, Doutores da Alegria pretende ampliar as chances de acesso à cultura a lugares adversos como o ambiente hospitalar, possibilitando que pacientes, acompanhantes e funcionários possam desfrutar, de forma lúdica, das apresentações artísticas com linguagem diferenciada e que vão desde as artes cênicas, até a música e a dança. Teatro de bonecos, teatro de rua, contação de histórias também estão entre as modalidades elegíveis para a seleção que acontece via edital, que pode ser acessado integralmente no site oficial da organização www.doutoresdaalegria.org.

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Um Toque A Mais embala o público no Camarote Milênio no Anhembi com shows cheios de samba e energia


Grupo leva clássicos do samba e releituras ao espaço na sexta-feira e sábado de carnaval O grupo Um Toque A Mais é uma das atrações confirmadas do Camarote Milênio, com shows marcados para os dias 13 e 14 de fevereiro, no Anhembi, em São Paulo. Com mais de três décadas de trajetória, o grupo promete levar ao público um repertório repleto de clássicos do samba, músicas autorais e releituras que atravessam gerações. Conhecidos pela energia contagiante no palco e pela forte conexão com o público, o Um Toque A Mais prepara apresentações especiais para o espaço, que é um dos […]

Mesmo sob chuvas fortes, Zezé Di Camargo e Luciano reúnem mais de 80 mil pessoas em apresentação memorável no Verão Maior Paraná

Dupla transforma Matinhos em um grande coral a céu aberto e entrega espetáculo marcado por emoção, nostalgia e sucessos atemporais Zezé Di Camargo e Luciano protagonizaram uma noite histórica no último sábado, (07), em Matinhos ao se apresentarem para um público superior a 80 mil pessoas durante o Verão Maior Paraná. Mesmo com atrasos por conta das fortes chuvas, a apresentação transformou a orla em um verdadeiro espetáculo a céu aberto, reunindo milhares de fãs em um clima de celebração, emoção e conexão. Com um repertório repleto de hits que atravessam gerações, os irmãos criaram uma atmosfera de forte conexão […]

No coração do Recife, Priscila Senna é destaque no Baile Municipal ao lado deSpok, Elba Ramalho e Gerlane Lops

A artista fez história mais uma vez. Vivendo um dos momentos mais marcantes de sua carreira e ocupando os maiores palcos do país, Priscila, única representante do brega confirmada na abertura oficial do Carnaval de Olinda e também do Recife, foi atração, pela primeira vez, do tradicional Baile Municipal, realizado neste sábado, no Classic Hall. Encerrando a festa em grande estilo, Priscila subiu ao palco após uma verdadeira maratona de apresentações, que incluiu o festival Pernambuco Meu País e um show na cidade de Rio Formoso. Ovacionada pelo público, ela foi recebida pelo maestro Spok e por Elba Ramalho, antes […]