Doutores da Alegria seleciona novos espetáculos para o segundo semestre

Postado dia:

Edital está aberto até o dia 17 de julho e contemplará manifestações artísticas de diferentes linguagens cênicas

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, cultura e assistência social, Doutores da Alegria está com edital aberto até o dia 17 de julho para seleção de novas companhias e artistas que vão atuar no projeto Plateias Hospitalares – temporada 2023-2024. Reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações, a associação, cuja sede está em São Paulo, é conhecida pelo trabalho diferenciado através de intervenções artísticas com o propósito de levar cultura gratuita aos hospitais, por meio de atores profissionais formados na linguagem do palhaço.

O projeto Plateias Hospitalares foi criado em 2009, por Doutores da Alegria, com o objetivo de promover o acesso à cultura por meio de uma programação voltada a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde em que a arte é coadjuvante. O projeto conta com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

“Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente”, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

Inspirado no projeto americano Hospital Audiences, o Plateias Hospitalares tem parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Desde seu início, já foram realizadas mais de 770 apresentações, envolvendo mais de 400 artistas, para mais de 141 mil pessoas.

Com o edital, Doutores da Alegria pretende ampliar as chances de acesso à cultura a lugares adversos como o ambiente hospitalar, possibilitando que pacientes, acompanhantes e funcionários possam desfrutar, de forma lúdica, das apresentações artísticas com linguagem diferenciada e que vão desde as artes cênicas, até a música e a dança. Teatro de bonecos, teatro de rua, contação de histórias também estão entre as modalidades elegíveis para a seleção que acontece via edital, que pode ser acessado integralmente no site oficial da organização www.doutoresdaalegria.org.

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

A Base 90 se consolida como força do entretenimento nacional

A Base 90 vem conquistando cada vez mais espaço no mercado do entretenimento brasileiro, unindo produção de grandes eventos, desenvolvimento de projetos culturais e gestão de carreira de artistas. À frente da empresa está o empresário Beto Santos, reconhecido por sua visão estratégica e pela capacidade de transformar experiências musicais em fenômenos culturais. Entre os […]

Grupo Envolvência lança terceiro EP do projeto “Metamorfose”

O Grupo Envolvência, um dos principais representantes da nova geração do pagode brasileiro, apresenta mais um capítulo do projeto Metamorfose. No dia 17 de setembro   às 21h, o grupo lança em todas as plataformas digitais o EP3, que chega com   repertório que mescla novidades e regravações. A faixa de trabalho escolhida é “Nossa Vibe”, parceria […]

Estreia de Felipe e Rodrigo no Varanda Estaiada lota e emociona público paulistano

A apresentação aconteceu no último domingo, 14 de setembro Na noite de ontem, 14, Felipe e Rodrigo fizeram sua estreia no palco do Varanda Estaiada, uma das casas de eventos mais conceituadas de São Paulo, e levaram muita ‘Cachaça, Modão e Rua’, em show marcado por emoção, energia e muita música boa. A dupla abriu a apresentação com o grande sucesso “Gosta de Rua”, canção que se tornou um divisor de águas da carreira e que já ultrapassa a marca de 300 milhões de reproduções só no YouTube. O público cantou em coro do início ao fim, mostrando a força […]

WebTvBrasileira intensifica preparação para cobertura de A Fazenda 17

O canal WebTVBrasileira, conhecido por acompanhar de perto os principais realities shows do país, já está em ritmo acelerado para a estreia de A Fazenda 17, no próximo dia 15 de setembro. Sob o comando do casal Tati Martins e Marcelo Carlos, a hub de entretimento multiplataforma reúne uma comunidade de mais de 3.5 milhões […]