Doutores da Alegria seleciona novos espetáculos para o segundo semestre

Postado dia:

Edital está aberto até o dia 17 de julho e contemplará manifestações artísticas de diferentes linguagens cênicas

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que transita pelos campos da saúde, cultura e assistência social, Doutores da Alegria está com edital aberto até o dia 17 de julho para seleção de novas companhias e artistas que vão atuar no projeto Plateias Hospitalares – temporada 2023-2024. Reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações, a associação, cuja sede está em São Paulo, é conhecida pelo trabalho diferenciado através de intervenções artísticas com o propósito de levar cultura gratuita aos hospitais, por meio de atores profissionais formados na linguagem do palhaço.

O projeto Plateias Hospitalares foi criado em 2009, por Doutores da Alegria, com o objetivo de promover o acesso à cultura por meio de uma programação voltada a pacientes adultos e idosos, crianças e comunidades do entorno de hospitais públicos do estado do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar para que, cada vez mais, o hospital seja um espaço não somente de cuidado, mas de promoção da saúde em que a arte é coadjuvante. O projeto conta com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

“Dentro do Plateias Hospitalares, incursões teatrais, cortejos musicais e contação de histórias movimentam o ambiente hospitalar proporcionando momentos, não só de cultura, mas de bem-estar ao público que está inserido no ambiente”, conforme explica Silvia Contar, responsável pela unidade fluminense.

Inspirado no projeto americano Hospital Audiences, o Plateias Hospitalares tem parcerias com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Saúde. Desde seu início, já foram realizadas mais de 770 apresentações, envolvendo mais de 400 artistas, para mais de 141 mil pessoas.

Com o edital, Doutores da Alegria pretende ampliar as chances de acesso à cultura a lugares adversos como o ambiente hospitalar, possibilitando que pacientes, acompanhantes e funcionários possam desfrutar, de forma lúdica, das apresentações artísticas com linguagem diferenciada e que vão desde as artes cênicas, até a música e a dança. Teatro de bonecos, teatro de rua, contação de histórias também estão entre as modalidades elegíveis para a seleção que acontece via edital, que pode ser acessado integralmente no site oficial da organização www.doutoresdaalegria.org.

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários.

Sua proposta principal é intervir socialmente tendo a arte como mecanismo de intervenção para crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, privilegiando hospitais públicos e ambientes adversos, tendo a linguagem do palhaço como referência. Através de ações programadas e coordenadas entre a sede em São Paulo e as unidades de Recife e Rio de Janeiro, Doutores da Alegria propõe o estabelecimento de canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas universais e democráticas para o desenvolvimento social sustentável.

Instalada no Rio de Janeiro desde 2009, Doutores da Alegria desenvolve um importante trabalho por meio do projeto Plateias Hospitalares, que acontece em 06 hospitais públicos do Estado e do município, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Baianas Ozadas consagra o Carnaval 2026 com desfile histórico em BH e leva a “ozadia” para a folia paulistana

Cortejo na Afonso Pena foi marcado por homenagem emocionante a Serginho Marques, lançamento de música com Dani Mã (BA) e participações especiais de Júlia Rocha, Sérgio Pererê, Podé e Betho Wilson (BA); Geo Ozado representou Minas no carnaval de SP na última terça (17) O Carnaval de 2026 ficará marcado na história do Baianas Ozadas […]

Grupo Menos é Mais encerra Carnaval histórico com maratona de sete apresentações pelo Brasil

Quarteto passou por quatro estados, realizou sete shows oficiais na folia e ainda fez participação especial com Dilsinho para a CBF no Camarote Brasil de Futebol Menos é Mais por @ribeiroricardo/ Gabi Rossi  FOTOS EM ALTA AQUI O Carnaval de 2026 entrou para a história do Grupo Menos é Mais. Consolidado como um dos maiores nomes do pagode nacional, o grupo percorreu mais de 3 mil quilômetros em uma verdadeira maratona musical que levou o ritmo e a energia do pagode para diferentes regiões do país.Foram sete shows em quatro estados brasileiros, passando por Salvador, São Paulo, Santa Rita do Sapucaí, Belo […]

MC Daniel volta às raízes e transforma Carnaval de Taboão da Serra em noite de consagração

Em show especial, cantor reúne fãs no palco, canta seus maiores hits e recebe discos que marcam sua ascensão nacional e internacional Fotos: Divulgação FOTOS EM ALTA MC Daniel protagonizou uma noite histórica no último domingo (15), durante o Carnaval promovido pela Prefeitura de Taboão da Serra. Nascido e criado na cidade, o artista retornou às origens em um dos momentos mais marcantes de sua carreira, reunindo uma multidão que acompanhou cada música em coro e transformou o show em um verdadeiro espetáculo de celebração e pertencimento.O repertório passeou pelos grandes sucessos que consolidaram seu nome entre os maiores do funk […]

João Gomes lança medley inédito e inaugura a Casa Caranguejo com encontro de vozes do Brasil

O cantor João Gomes apresenta, no próximo dia 20 de fevereiro, o single “Vai Embrazando / Pouca Pausa”, um medley que marca oficialmente o início dos projetos da Casa Caranguejo, seu novo hub criativo. O lançamento chega a todas as plataformas digitais à 00h, enquanto o clipe estreia ao meio-dia, às 12h, no mesmo dia. A faixa reúne, além de João, os artistas Zé Vaqueiro, MC Don Juan e Andrezin Araújo, promovendo um encontro inédito entre diferentes vertentes da música popular brasileira. A proposta do medley é unir a intensidade do piseiro à força urbana do funk, criando uma experiência […]