“Ser trans é lindo”, afirma Zaia Angelo ao destacar luta e resistência no Dia da Visibilidade Trans

Postado dia:

O Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, é um marco de luta e resistência. Para Zaia Angelo, artista plástica e mulher trans, essa data reforça a urgência de discutir os desafios e direitos básicos da comunidade trans no Brasil, o país que mais registra assassinatos de pessoas trans no mundo. “Temos que lembrar que o Dia da Visibilidade Trans não é uma data comemorativa, e sim sobre luta e resistência. Pedimos visibilidade, emprego, respeito, segurança e os direitos mínimos que uma pessoa cis tem no dia a dia”, destaca Zaia.

A arte ocupa um papel central na vida e na militância da artista, sendo uma ferramenta para educar e sensibilizar. “Enquanto artista, está sendo muito bom poder furar a bolha e ocupar lugares longe da marginalização através da minha arte. A arte tem esse poder de educar, conscientizar e sensibilizar as pessoas que talvez, através de uma fala minha, não seria tão escutada quanto abordando temáticas trans em quadros”, explica.

Zaia também usa sua arte para enaltecer a pluralidade e beleza das pessoas trans. Além disso, ela já realizou trabalhos artísticos para personalidades de destaque como Anitta, Wenny Isa, Iza, Marina Sena, Blogueirinha, Lexa, entre outras. Contudo, enfrentar censura faz parte de sua trajetória. “Não é nada fácil ser uma artista trans que fala sobre a vivência dos seus. Já tive meu trabalho censurado algumas vezes, como a obra A Origem, que foi censurada duas vezes por ser uma versão trans de Adão e Eva, justamente por serem corpos trans expostos na tela. Mas, apesar dos ataques, jamais deixarei de, através da arte, passar a minha verdade e aquilo em que acredito”, afirma.

O impacto de sua atuação transcende as telas. “Fico muito feliz quando pessoas trans dizem se inspirar em mim e que se enxergam no meu trabalho. Espero que cada vez mais pessoas trans possam ocupar lugares de destaque e poder, que um dia estejam várias trabalhando ao meu lado e prosperando cada vez mais”, celebra Zaia.

Para ela, o orgulho de ser trans é essencial: “Não é fácil ser uma pessoa trans, mas não tem nada mais lindo e verdadeiro do que nós sermos quem realmente somos. Se orgulhem de vocês, pois ser trans é lindo! Não desistam nunca da sua verdade.”

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Flamengo Lança Projeto De Resgate A História E Aos Ídolos Do Rubro-Negro

Coquetel de lançamento reúne grandes nomes do futebol do clube, jornalistas e os familiares dos jogadores que fizeram história O FLAMASTER dá um passo importante na valorização de sua história com o lançamento do FlaMaster 2025, o novo braço do clube dedicado à preservação da memória e ao reconhecimento dos ídolos que marcaram gerações. O […]

A Ascensão Brilhante de uma Lash Designer: Superando Desafios e Transformando Vidas

Em um mundo onde a beleza e a autoestima caminham lado a lado, a história de Deyse Stein se destaca como um exemplo de resiliência e sucesso. Com oito anos de experiência como lash designer, ela não é apenas uma profissional reconhecida, mas também a maior vencedora de campeonatos do mundo na sua área, acumulando impressionantes 80 pódios. Formada em Recursos Humanos, Deyse percebeu que sua verdadeira paixão estava nas extensões de cílios. “A jornada não foi fácil. No início, a falta de informação e as dificuldades me fizeram pensar em desistir”, lembra. No entanto, sua determinação e otimismo a […]

4 celebridades internacionais e nacionais que têm pista de boliche em casa

Tendências se expande para além das celebridades e é...

D$ Luqi lança “COLEUS”: Um diário de mágoas, resistência e batidas viciantes

Novo álbum do rapper carioca transforma dor em arte e já está disponível nas plataformas digitais O rapper D$ Luqi acaba de lançar “COLEUS”, um álbum intenso e visceral que mergulha nas complexidades do rancor, do amor e da busca por pertencimento. Disponível a partir desta sexta-feira (14), o projeto reúne nove faixas produzidas por nomes como Raiashi, Jango e Vidari, explorando sonoridades que transitam entre o trap sombrio e o glitch hop dançante. Antecipado pelo single “koi no yokan freestyle”, que já ultrapassa 180 mil streams, o disco consolida Luqi como uma das vozes mais autênticas de sua geração. […]