Estudarte comemora seus 21 anos lançando a sétima temporada do Pequenas Leituras

Postado dia:

Dia 27 de março é a data na qual se comemora o Dia Internacional do Teatro. Festividades por todo o globo terrestre são feitas em homenagem à arte milenar, que perdura até os dias atuais.  E para o elenco do Grupo Cênico Estudarte, o dia tem um gosto especial. A companhia de teatro foi fundada exatamente em tal dia, no ano 2003. Agora, completando seus vinte e um anos, a trupe lança a sétima temporada do projeto Pequenas Leituras, que terá seu primeiro episódio no dia 24 de março, domingo, a partir das 16 horas, no Clube Fotofilatélico de Volta Redonda, na Cidade do Aço, Sul Fluminense, trazendo Isadora Andrade, Júlia Werly, Pedro Antônio e Rodrigo Hallvys no elenco.

O evento, que possui entrada gratuita, foi lançado em setembro de 2019, sobreviveu à pandemia do coronavírus e tornou-se parte consagrada de sucesso na Oficina de Atores Estudarte, hoje instalada no Teatro Gacemss, onde o grupo também apresentou a última fase de seu XI Festival de Teatro do Estudarte.

-Durante esses vinte e um anos muita coisa mudou. O grupo era formado por adolescentes quando fundado. Eu era o único adulto, dirigindo-os. Hoje, quando olho todo o desenvolvimento que foi tomando forma, as adversidades que fomos precisando superar, os desafios e, claro, o carinho do público que fomos conquistando, dá uma sensação de alegria muito grande – comenta Rodrigo Hallvys, proprietário da RH Soluções Artísticas, empresa responsável pela produção dos eventos do Estudarte.

“O protesto das lendas”, a estreia do grupo Estudarte, em março de 2003.
Foto: Arquivo do Website Grupo Estudarte.

A HISTÓRIA DO ESTUDARTE

Fundado em março de 2003, através de um projeto escolar, nas dependências do antigo Colégio Volta Redonda, o Estudarte estreou seus trabalhos com a peça O protesto das lenda, texto de Diego Machado e Raquel Moraes. A peça, embora simples, fez tal sucesso que recebeu convite para sessões extras e, logo após, excursionou por colégios da cidade. No ano seguinte, Rodrigo Hallvys, que havia acabado de deixar os trabalhos na televisão, assumiu a direção geral do grupo e com mais de trinta integrantes, produziu o primeiro festival do grupo. O sucesso notório do evento com os estudantes abriu oportunidades para membros externos ingressarem e o Estudarte passou a ter o primeiro curso com conteúdo teórico na programação da Oficina de Atores ministrada por Hallvys, indo até o ano 2010, quando produziu a sétima edição do festival e iniciou seu primeiro hiato. Em 2016 a trupe voltou, de forma silenciosa, a preparar seu oitavo festival e surgiu na imprensa já na divulgação do evento, que teve duas fases, totalizando quatro noites de espetáculos e comemorando os dezoito anos da experiência de Hallvys como diretor de teatro, nos palcos da Escola Técnica Pandiá Calógeras e do Centro Cultural Fundação CSN, até fevereiro de 2017, quando iniciou seu segundo hiato.

Retornou aos palcos em 2019, participando da primeira temporada do festival de artes integradas ReVolta com Poesia, lançando a primeira edição do festival Quase Lá!, marcando presença na quarta edição do evento Dia Zen, a primeira temporada do Pequenas Leituras e produzindo seu nono festival, em duas noites de apresentações.

Quando estavam apresentando a segunda temporada do Pequenas Leituras, precisaram abreviá-la em resultado do distanciamento social da pandemia do coronavírus, ficando alguns meses com atividades suspensas e, depois, retornando aos poucos com suas aplicações técnicas em trabalhos internos e virtuais.

Em janeiro de 2022 retornaram com a terceira temporada do Pequenas Leituras e desde então não pararam mais. Fizeram quatro delas no Premium Café – espaço anexo ao Teatro Gacemss, duas no Logic Hotel e, agora, lançam a nova temporada do Clube Fotofilatélico.

“Mulheres desesperadas”, comédia premiada do Estudarte, com uma das formações de elenco já existentes.
Foto: Arquivo do Website Grupo Estudarte.

Em seu currículo, contabiliza-se mais de quarenta espetáculos de pequenas, médias e longas durações, uma moção de congratulações recebida em 2006 das mãos da Delegacia Regional do SATED/RJ, indicações, prêmios e troféus, participando de diversos eventos, como o Novas Cenas (ocorrido no Rio de Janeiro), com a premiada comédia Mulheres Desesperadas, que também marcou presença no evento Mídia em Ação. Além da sua próxima participação, no dia 5 de abril, às 17h15min,dentro da V Bienal do Livro de Volta Redonda, produzida pelo Instituto Dagaz e que acontecerá dos dias 4 a 7 de abril, na Ilha São João, em Volta Redonda. O episódio especial trará Gustavo Rabello, Isadora Andrade, Julia Werly e Rodrigo Hallvys à cena.

Agora o Estudarte se prepara para uma ampla agenda, que já conta com o retorno da turnê nacional do espetáculo A Última Carta – que traz Rodrigo Hallvys de volta aos palcos como ator; toda a sétima temporada do Pequenas Leituras; dois novos projetos que o diretor diz ainda estarem em estudo e o próximo Festival do Estudarte, com datas ainda a serem confirmadas.

Uma dedicação à arte que dura mais de duas décadas. Parabéns ao Grupo Estudarte. Muitas felicidades. Muitos anos de vida!

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Em nova fase na carreira, Tília lança seu primeiro DJ Set com remixes exclusivos

Gravado em um heliponto no Rio de Janeiro (RJ), o audiovisual estreia exclusivamente no YouTube nesta sexta-feira (5) Créditos: Lucas Fernandes CONFIRA AQUIFOTOS EM ALTA AQUI A cantora, DJ e streamer Tília se prepara para um momento inédito em sua carreira. Nesta sexta-feira, 5 de dezembro, ela lança em seu canal no YouTube o primeiro DJ set da trajetória.O projeto audiovisual traz remixes de sucessos da própria artista como “Dou um Chá”, “Abre e Fecha” e “Bola de Sabão 2.0”, que viralizaram nas redes e plataformas de música, além de funks que estão em alta entre o público brasileiro. A gravação aconteceu em um heliponto no Rio de Janeiro (RJ), reforçando […]

Yara Tchê & Alessandro – Seu Desejo – anunciam gravação do novo DVD “O Tempo Não Para”, em São Paulo, no dia 18 de...

Imagens serão captadas no entardecer em um dos principais cartões postais de São Paulo, o Parque do Ibirapuera  Iniciando 2026 com o pé direito, Yara Tchê e Alessandro, à frente da banda Seu Desejo, anunciam a gravação de seu novo DVD “O Tempo Não Para”. No entardecer do dia 18 de janeiro, em um show aberto ao público, em São Paulo, no Parque Ibirapuera — um dos espaços culturais mais emblemáticos do país, o forró romântico viverá um dia inesquecível. O anúncio chega após a forte tração do single “Nua”, lançado em 11 de setembro, que rapidamente ganhou destaque nas […]

Operação do MP-MG investiga suspeita de fraude tributária envolvendo empresas ligadas ao grupo Coelho Diniz

Ação apura possível esquema de sonegação de ICMS e lavagem de dinheiro; investigação não envolve a rede de supermercados Coelho Diniz nem o Grupo Pão de Açúcar Uma operação deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), com apoio da Receita Estadual e das polícias Civil e Militar, investiga um suposto esquema de fraude tributária que teria causado prejuízo superior a R$ 215 milhões aos cofres públicos. A ação, denominada Operação Ambiente 186, cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a empresas de empresários da família Diniz em Minas Gerais, sem qualquer relação com a rede de supermercados […]