Sublimes: As Rainhas da Black Music no Brasil completam trinta de lançamento

Postado dia:

Quem viveu os anos 90 provavelmente consumia rádio e televisão, sendo assim, tinha contato com a grande diversidade dos estilos musicais produzidos no Brasil naquela época. Em meio ao cenário, em 1993, a Sony Music lançava o primeiro grupo musical formado apenas por mulheres negras no país: As Sublimes.

O trio era formado por Isabel Fillardis (modelo que havia acabado de se tornar sexy symbol por sua estreia em horário nobre, na novela Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, Rede Globo), a contralto e modelo internacional Karla Prietto (capa do sabonete Lux na Nigéria) e a aclamada soprano provinda dos teatros musicais, Lilian Valeska.

As Sublimes tomaram conta dos veículos de comunicação. Um projeto musical que, embora em um país miscigenado, contava pela primeira vez apenas com mulheres negras em seu elenco. E elas conquistaram o país, entrando no rol de referência para as meninas de toda a nação.

A primeira música de trabalho foi Boneca de Fogo, no estilo Soul Music, que alcançou os primeiros lugares nas paradas de sucesso das rádios e teve seu videoclipe lançado na revista eletrônica Fantástico, também da Globo, catapultando As Sublimes editorais de revista e de moda, além de diversos programas como Xuxa Park, Xuxa Hits, Domingão do Faustão, Jô 11 e meia, Som Brasil e Dudalegria.

As Sublimes: Lilian Valeska, Karla Prietto e Isabel Fillardis. Capa do primeiro álbum, em 1993. Sony Music (Fotos: Arquivo de internet)

O primeiro show de lançamento do disco ocorreu no Jazzmania, uma balada casa de eventos da cidade, onde ficaram por alguns meses com seu show semana até iniciarem sua turnê pelo Brasil. No ano seguinte “Boneca de Fogo” ainda estampou o repertório de coletâneas como Hot Hits 94 e Pepsi Love Songs. Em seguida elas ainda emplacaram, contra gosto, a contraditória música Tyson Free que, embora tenha sido regravada a contra gosto pelo trio, fez sucesso na mídia por sua melodia marcante. Pouco depois veio Menina Mulher da Pele Preta, de Jorge Benjor. Com voz principal de Isabel Fillardis, a música teve videoclipe que foi premiado em Nova York como melhor videoclipe de 1994. Por fim as rádios ainda tocaram as baladas românticas Stop e A Última Ilusão antes dos trabalhos do primeiro disco serem interrompidos pela saída de Fillardis por conflitos de agenda.

Quatro anos depois o trio ressurge com segundo disco produzido nos Estados Unidos, agora contando com Flávia Santana ao lado de Karla e Lílian, sob a produção de Tuta Aquino. Lançaram o single Eu queria um amor, versão que o trio escreveu para My cherie Amour de Stevie Wonder. Tal single recebeu onze versões e fez o trio ganhar novamente as rádios nacionais, emendando com o sucesso de Só pra ser. Elas reapareceram em programas como Quem sabe… sábado, Note e Anote (ainda com Ana Maria Braga na Rede RecordTV), Planeta Xuxa e diversos outros.

As Sublimes, dentre diversos outros artistas, tiveram seus contratos interrompidos pela mudança brusca que o mundo musical passou no final da década de 90. Voltaram a se reencontrar em 2012, em um momento produzido pela RH Soluções Artísticas, detentora da marca registrada que leva o nome do grupo, estimulado pelo fã Rodrigo Hallvys, ator que seguiu toda a trajetória das moças.

O reencontro iniciou a possibilidade de as cantoras se revezarem em shows esporádicos, a partir de 2014, dando a oportunidade aos fãs de degustarem novamente a presença de palco e músicas marcantes do trio. No início de 2023, a formação inicial fez um glamouroso show na Bahia, alegrando o público.

Trinta anos depois e As Sublimes ainda harmonizam suas vozes com facilidade e um deleite para os ouvidos de quem ama Black Music de qualidade.

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Perfil em destaque: Henrique Danielowski e sua missão de transformar vidas com hipnoterapia e desenvolvimento pessoal

Em meio a um cenário digital onde saúde mental, bem-estar e autoconhecimento ganharam protagonismo nos últimos anos, Henrique Danielowski se destaca como uma presença ativa nas redes sociais, abordando temas relacionados a hipnoterapia, desenvolvimento pessoal e qualidade de vida. Pelo perfil @henriquedanielowski no Instagram — que reúne mais de 112 mil seguidores — ele vem construindo uma reputação voltada ao auxílio emocional e ao combate à ansiedade por meio de práticas terapêuticas e conteúdo educativo.  Quem é Henrique Danielowski Henrique aparece nas redes como um profissional dedicado à hipnoterapia avançada e ao desenvolvimento humano, focando em técnicas que auxiliam no […]

Copacabana de chapéu: João Gomes transforma a virada em símbolo de identidade

Mais de 20 mil chapéus tomaram conta da orla de Copacabana para receber João Gomes no palco do Réveillon Rio 2026. O acessório, que já é marca registrada do artista, virou símbolo de identificação e carinho do público, criando um visual impactante e um coro coletivo que celebrou a trajetória, a identidade e a força de João Gomes em um dos momentos mais emblemáticos da virada carioca. FOTOS: https://drive.google.com/drive/folders/1Ygnlm5GUXUudPF0roFbH1_wqaRjUj4Pl

Tília leva seu show ao Réveillon Amoré e encerra 2025 na virada oficial do Rio de Janeiro

Após ano histórico, artista encerra agenda com 100 shows e apresentações em grandes palcos do país Créditos: Lucas Fernandes FOTOS EM ALTA AQUI A cantora, DJ e streamer Tília se apresentou nesta segunda-feira (29) no Réveillon Amoré, um dos eventos de Ano Novo mais requisitados do país. O festival reúne grandes nomes da música nacional, como Luan Santana, Léo Foguete, Matheus & Kauan e Dennis DJ, consolidando-se como um dos principais palcos da virada no Brasil.Agora, a artista se prepara para subir ao palco do Rio Réveillon 2026, na virada oficial da capital carioca — considerada a maior celebração de Ano Novo do mundo. A apresentação acontece no Palco Sesc […]

Anitta e Priscila Senna surpreendem multidão no Recife ao cantarem juntas, pela primeira vez, o feat “Cheio de Vontade”

Encontro histórico aconteceu durante o Virada Recife, na noite do último domingo (28) Crédito: Kaio Cads –  Há encontros que parecem nascer do próprio ritmo do Brasil, que unem força, história e a potência de mulheres que arrastam multidões com sua arte. Foi nesse clima de celebração e diversidade musical que Priscila Senna e Anitta se encontraram no palco do Virada Recife, protagonizando um dos momentos mais marcantes do festival e dando início a uma parceria aguardada pelo público: o feat inédito em “Cheio de Vontade”. O encontro histórico aconteceu durante a segunda noite do Virada Recife, quando Priscila Senna […]