A primeira edição do Guapi Festeja Viseu acontece nos dias 2, 3 e 4 de junho, o seu maior encontro com a cultura portuguesa.

Postado dia:

Guapimirim realizará, nos dias 2, 3 e 4 de junho, o “Guapi Festeja Viseu”. É um projeto da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Guapimirim, que visa fortalecer as conexões turísticas e culturais entre as cidades de Guapimirim e Viseu, promovendo seus atrativos e artistas, posicionando cada vez mais a nossa cidade como destino turístico.

Idealizado pelo jornalista Rafael Coelho e pelo publicitário Mário Seixas, atual Secretário de Turismo, o projeto Guapi Festeja Viseu contempla as semelhanças entre as duas cidades e, também, valoriza suas singularidades. A região da Serra Verde Imperial, produtora de cerveja artesanal, dialoga com a região do Dão, conhecida pela qualidade dos vinhos portugueses. A dança folclórica portuguesa fará par com o nosso famoso campeão na dança de salão. A clássica música instrumental brasileira, com nossos meninos do sopro, encantará o público juntamente com o fado. E, os sabores da culinária portuguesa terão um toque especial dos produtos da nossa agricultura local e familiar.

E o intercâmbio cultural já começou. Os artistas viseenses Rui Macário e Zé Mágico já estão em nossa cidade realizando uma oficina de arte que resultará numa exposição física, entre os dias 2 e 4 de junho, no Guapi Festeja Viseu, e uma edição virtual, por meio da Associação Projeto Patriònio/Memória Comum, na cidade portuguesa de Viseu.

O trabalho, que hoje ganha corpo, teve início na primeira ação de promoção turística internacional de Guapimirim na presente gestão. Participando da BLT (Bolsa de Turismo de Lisboa), maior feira do segmento em Portugal, o Secretário de Turismo de Guapimirim retomou a conexão que existe entre as duas cidades, originária da história da criação da Sede Campestre da Casa de Viseu, em Guapimirim, devido sua importância histórica e turística.

Na ocasião, o secretário esteve na Câmara Municipal de Viseu e foi recebido pelo Presidente Adjunto, Pedro Osório, pela Vereadora Leonor Barata e pela Coordenadora de Turismo Cláudia Vaz. Desde então iniciou-se as tratativas para a proposição de um Termo de Cooperação, ou Termo de Germinação, como se diz em Portugal, com o objetivo de tornar Viseu e Guapimirim cidades irmãs. Tal acordo envolve, para além do Turismo, parcerias nas áreas da Cultura, Meio Ambiente, Urbanismo e Educação.

Programação Guapi Festeja Viseu
Entrada gratuita
Dias 02, 03 e 04 de Junho
Sede Campestre da Casa de Viseu
Guapimirim – RJ – Brasil
Confira a programação completa no site ou no Instagram @festivaisdeguapimirim
Sugestão para transporte: utilize táxi ou de carro por aplicativo

Dia 02 de junho, sexta-feira:
Artes Visuais | Artesanato | Dança | Gastronomia
17h – Abertura
Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
18h – Aula-show Vinhos do Dão
19h – Show de Fado
20h – Samba de Gafieira / Fabiano Vivas e Kelly Reis

Dia 03 de junho, sábado:
Artes Cênicas | Artes Visuais | Artesanato l Gastronomia | Música
10h – Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
11h – Aula-show – Maria de Lourdes
12h – Delícias de lá
14h – Museu do Falso – Visita guiada
15h – Quadrilha Junina Infantil com Chico Bento e Rosinha
20h – Dança Folclórica Portuguesa

Dia 04 de junho, domingo:
Artes Cênicas | Artes Visuais | Artesanato l Gastronomia | Música
10h – Área Infantil, Artesanato, Exposição e Praça de Alimentação
11h – Aula-show – João Adonis
12h – Delícias de cá
14h – Museu do Falso – Visita guiada
15h – Oficina Artística
18h – Zé Mágico
19h – Quinteto Serrano

Compartilhar:

Populares

Mais sobre isso:
Relacionados

Tília leva seu show ao Réveillon Amoré e encerra 2025 na virada oficial do Rio de Janeiro

Após ano histórico, artista encerra agenda com 100 shows e apresentações em grandes palcos do país Créditos: Lucas Fernandes FOTOS EM ALTA AQUI A cantora, DJ e streamer Tília se apresentou nesta segunda-feira (29) no Réveillon Amoré, um dos eventos de Ano Novo mais requisitados do país. O festival reúne grandes nomes da música nacional, como Luan Santana, Léo Foguete, Matheus & Kauan e Dennis DJ, consolidando-se como um dos principais palcos da virada no Brasil.Agora, a artista se prepara para subir ao palco do Rio Réveillon 2026, na virada oficial da capital carioca — considerada a maior celebração de Ano Novo do mundo. A apresentação acontece no Palco Sesc […]

Anitta e Priscila Senna surpreendem multidão no Recife ao cantarem juntas, pela primeira vez, o feat “Cheio de Vontade”

Encontro histórico aconteceu durante o Virada Recife, na noite do último domingo (28) Crédito: Kaio Cads –  Há encontros que parecem nascer do próprio ritmo do Brasil, que unem força, história e a potência de mulheres que arrastam multidões com sua arte. Foi nesse clima de celebração e diversidade musical que Priscila Senna e Anitta se encontraram no palco do Virada Recife, protagonizando um dos momentos mais marcantes do festival e dando início a uma parceria aguardada pelo público: o feat inédito em “Cheio de Vontade”. O encontro histórico aconteceu durante a segunda noite do Virada Recife, quando Priscila Senna […]

Remix de “Sina de Ofélia”, de DJ EME, explode e bate 6 milhões de views no Instagram e Youtube

Em poucos dias, o remix de EME já soma milhões de visualizações entre Instagram Reels, YouTube e repostagens orgânicas Créditos: Divulgação FOTOS EM ALTA AQUI O que começou como um remix virou um sucesso nas redes sociais. DJ EME está por trás da versão que transformou “Sina de Ofélia”, música feita com inteligência artificial com a voz de Luísa Sonza , em um dos áudios mais virais do Brasil neste momento.Em poucos dias, o remix de EME já soma seis milhões de visualizações entre Instagram Reels, YouTube e repostagens orgânicas, sendo usado em vídeos emocionais, trends de fim de ano e conteúdos que não param de se multiplicar.Só no Instagram, o áudio aparece […]

‘Maluco, Rei e Poeta’, o novo single de Zé Geraldo e Landau, celebra mais de vinte anos de encontro, respeito e muita amizade.

A canção resgata influências de Raul Seixas, Roberto Carlos e Bob Dylan, unindo poesia, memória e reverência aos ícones que marcaram gerações. Tudo se deu em 2002 na cidade de Borda da Mata, na região do sul do Estado de Minas Gerais. Zé Geraldo e equipe estavam com o show marcado e coube ao então prefeito, comunicar ao Zé sobre um garoto de Alfenas – grande admirador do seu trabalho – que estava muito interessado em conhecê-lo e fazer a abertura do show. Zé prontamente disse em alto e bom som: “Bota o garoto aí pra tocar”. Assim que chegaram […]